Graduação

Denominação do curso:

O curso de Formação Pedagógica em Matemática é direcionado à capacitação de docentes da rede pública municipal e estadual que não possuem habilitação específica na área de ensino em que ministram aulas. Neste sentido, a organização curricular do curso basear-se-á em três núcleos. O primeiro núcleo visa a compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática da escola. O segundo, com os componentes curriculares estruturais relacionados às especificidades teóricas, metodológicas e práticas referentes ao ensino de Matemática. O terceiro e último, núcleo integrador, oportuniza ao discente articular e aplicar os conhecimentos produzidos durante o curso de forma prática.

Público Alvo:

O público-alvo do curso será formado por professores bacharéis sem licenciatura e que, além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:

  • Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino estadual ou municipal, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
  • Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do curso sob pena de cancelamento de matrícula e desligamento do curso;
  • Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de realização dos encontros presencias;
  • Estar em exercício docente na área de Matemática, na rede pública de ensino estadual ou municipal;
  • Ser graduado em: Curso de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Ciência da Computação, Arquitetura, Agronomia, da área de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.

Objetivos:

O curso de Formação Pedagógica em Matemática têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura de Artes Visuais, professores no exercício da profissão, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual ou municipal.

Objetivos específicos:

  • Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na área de Matemática;
  • Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno exercício da docência;
  • Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de formação pedagógica;
  • Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.

 

Docente

Titulação

Nucleo Contextual

Elzenita Falcão de Abreu

Doutorado

Nucleo Contextual

Geida Maria Cavalcanti de Sousa

Doutorado

Nucleo Contextual

Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira

Mestrado

Nucleo Contextual

Kátia Cordeiro Antas

Mestrado

Nucleo Contextual

Leonardo Rodrigues Sampaio

Doutorado

Nucleo Contextual

Lucivanda Cavalcante Borges

Mestrado

Nucleo Contextual

Max Santana Rolemberg Farias

Doutorado

Nucleo Contextual

Silvia Raquel Santos de Morais

Doutorado

Nucleo Contextual

Virginia de Oliveira Alves Passos

Doutorado

Matemática

Aroldo Ferreira Leão

Doutorado

Matemática

Edílson Pinheiro Araújo

Graduação

Matemática

Edson Leite Araújo

Mestrado

Matemática

Érica de Sousa Checcucci

Doutorado

Matemática

Lino Marcos da Silva

Doutorado

Matemática

Severino Cirino de Lima Neto

Doutorado

Componentes curriculares

O curso apresenta uma estruturação curricular articulada nos seguintes núcleos:

Núcleo Contextual (NC), visando à compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática da escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto as suas relações, como instituição, com o contexto imediato e o contexto geral onde está inserida. Este núcleo é composto pelas seguintes disciplinas:

  • Introdução aos Estudos a Distância
  • Psicologia da Educação
  • Organização e Políticas Públicas Educacionais no Brasil

Núcleo Estrutural (NE), abordando conteúdos curriculares, sua organização seqüencial, avaliação e integração com outras disciplinas, os métodos adequados ao desenvolvimento do conhecimento em pauta, bem como sua adequação ao processo de ensino-aprendizagem. Neste núcleo, as componentes curriculares serão desenvolvidas privilegiando as especificidades do ensino de Matemática.

  • Currículo
  • Metodologia do Ensino
  • Organização do trabalho Pedagógico

- Núcleo Integrador (NI), centrado nos problemas concretos enfrentados pelos alunos na prática de ensino, com vistas ao planejamento e reorganização do trabalho escolar, discutidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada dos professores das várias disciplinas do curso. Neste núcleo, as componentes curriculares "Estágio Supervisionado" e "Seminários" serão desenvolvidas privilegiando as especificidades do ensino de Matemática.

  • Estágio Supervisionado I - Projeto Investigativo
  • Estágio Supervisionado II - Projeto de Intervenção
  • Seminários

Pintadas - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Pintadas - BA
Coordenador do Polo: Manoel de Jesus

Juazeiro - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Juazeiro - BA
Coordenador do Polo: Rosângela Gonçalves Cunha

Petrolina - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Petrolina - BA
Coordenador do Polo: Maria do Socorro de Lacerda Barros Granja

Salgueiro - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Salgueiro - BA
Coordenador do Polo: Luzania Alves de Sousa

Ouricuri - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Ouricuri - BA
Coordenador do Polo: Wilian Oliveira Santos

Nenhuma informação no momento

Secretaria de Educação a Distância (SEaD/UNIVASF) - Campus Petrolina
Av. Jose de Sá Maniçoba, s/n - Centro - CEP: 56304-917 - Petrolina-PE

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