Pós-Graduação

Denominação do curso:

A concepção teórica do Curso de Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias está fundamentada no saber docente, no uso das novas tecnologias no ensino fundamental e médio, onde a experimentação é contextualizada com o cotidiano regional, e no Professor-Pesquisador, profissional capaz de avaliar a problemática e promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem. A proposta prevê que o curso seja ofertado na modalidade de Educação a Distância, pois atende as necessidades de um público que precisa de qualificação profissional associada à flexibilidade de horários e locais de estudo.

Público Alvo:

Profissional que possa contribuir com as várias sub-áreas da educação, sobretudo que seja capaz de estabelecer interlocução com as novas tecnologias e que compreenda, de maneira crítica, o papel e os desafios da educação nos cenário atuais.

Objetivos:

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias objetiva proporcionar o aprofundamento e a atualização de conhecimentos na área da Educação articulando os inúmeros fenômenos oriundos das novas tecnologias e das culturas digitais.

Objetivos específicos:

  • Formar profissionais para uma melhor compreensão e atuação;
  • Aprofundar conhecimentos a respeito dos processos ensino e aprendizagem, avaliação, didática, novas tecnologia da educação e currículo;
  • Refletir sobre as questões ético-político-educacionais na formação do educador inserindo nos contextos atuais;
  • Desenvolver habilidades para a elaboração de estudos e realização de pesquisas na área da Educação.

Docente

Titulação

Alexsandro dos Santos Machado

Doutor

Maéve Melo

Mestre

Márcio Eduardo do Sacramento Leite

Mestre

Leonardo Rodrigues Sampaio

Pós-Doutor

Luiz Adolfo de Paiva Andrade

Doutor

Ricardo Barbosa Bitencourt

Mestre

Dinani Gomes Amorim

Doutora

Abimailde Maria Cavalcante Fonseca Ribeiro

Mestra

Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Doutor

Maria Elisa Pacheco de Oliveira Silva

Doutora

Afonso Henrique Novaes Menezes

Mestre

Fabiane Pianowski

Doutora

Componentes curriculares

Carga horária total de 420 horas/aula, distribuídas em 3 (três) semestres:

    Módulo 1
  • Cenário Educacional Brasileiro - 30hs
  • Tendências Atuais em Educação - 30hs
  • Universidade, Produção do Conhecimento e Ética - 30hs
  • Psicologia da Educação - 30hs
    Módulo 2
  • Currículo, Projeto Pedagógico e Docência da Disciplina - 30hs
  • Didática do Ensino Contextuali-zado - 30hs
  • Ambientes de Aprendizagem e Tecnologia Educacional - 30hs
  • Gestão da sala de aula - 30hs
    Módulo 3
  • Metodologia do Ensino a Distância - 30hs
  • Concepção e Sistemas de Avaliação da Aprendizagem - 30hs
  • Produção de Textos Didático-Científicos - 30hs
  • Metodologia da Pesquisa em Educação - 30hs
    Módulo 4
  • Orientação e Elaboração de TCC - 60hs

Campo Alegre de Lourdes - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Campo Alegre de Lourdes - BA
Coordenador do Polo: Deusvaldo Almeida Dias

Ilhéus - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Ilhéus - BA
Coordenador do Polo: Jussara De Lima Clement

Macaubas - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Macaubas - BA
Coordenador do Polo: Jonaldo Silva De Souza

Mundo Novo - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Mundo Novo - BA
Coordenador do Polo:

Piritiba - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Piritiba - BA
Coordenador do Polo: Abimael Gama Santos

Pintadas - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Pintadas - BA
Coordenador do Polo: Manoel de Jesus

Petrolina - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Petrolina - PE
Coordenador do Polo: Maria do Socorro de Lacerda Barros Granja

Trindade - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Trindade - PE
Coordenador do Polo: Elizabete Souza Alves Oliveira

São João do Piauí- PI

Polo de Apoio Presencial EAD, São João do Piauí - PE
Coordenador do Polo: Maria Ires Amorim da Silva

Nenhuma informação no momento

Secretaria de Educação a Distância (SEaD/UNIVASF) - Campus Petrolina
Av. Jose de Sá Maniçoba, s/n - Centro - CEP: 56304-917 - Petrolina-PE

Receba nossas notícias